PowerPoint sobre os processos cognitivos (prof. Maria João Mendes)
O caractér específico dos processos cognitivos~
PowerPoint sobre memória e esquecimento (prof. Maria João Mendes)
Powerpoint sobre os Factores de Aprendizagem (prof. Maria João Mendes)
EMOÇÕES
As emoções fazem parte de nós, nao há como esconde-las, até um robot sente a falta de um sorriso, a falta de emoção, falta-lhe uma parte de si, umas das mais importantes da sua vida.
Achei este video um máximo, foi realizado por uns alunos no Brasil num trabalho de psicologia. Muito bem montado !!
Componentes das emoções:
.
Componente cognitiva - Ocorre quando tomamos conhecimento do facto: se não
houver conhecimento deste, não se experimenta qualquer emoção;
.
Componente avaliativa - Fazemos uma avaliação, agradável ou desagradável, da
situação;
.
Componente fisiológica - Manifestações orgânicas, corporais face à
emoção;
.
Componente expressiva - Expressões corporais que permitem mostrar ao outro as
nossas emoções;
.
Componente comportamental - Comportamento que o sujeito poderá ter face ao
outro, é o estado emocional que desencadeia determinado conjunto de
comportamentos;
.
Componente subjectiva - Relaciona-se com o que o indivíduo sente a nível
emocional e interior a que só ele tem acesso, ou seja, é o estado afectivo
associado à emoção.
Perspectivas/teorias das emoções:
Perspectiva
Evolutiva
|
Segundo Charles
Darwin
. Darwin
procurou traços comuns na expressão de emoções em vários povos, e identificou
seis emoções primárias ou universais: a alegria, a tristeza, a surpresa, a
cólera, o desgosto e o medo;
.
Considerou que as emoções têm um papel adaptativo fundamental na história da
espécie humana, sendo determinante para a sua capacidade de sobrevivência.
Segundo Ekman
. Mais
tarde Ekman investigou tentando procurar uma tese que defendo que povos
diferentes teriam emoções diferentes;
.
Confirmou a tese de Darwin: há emoções que são universais, independentes do
processo de aprendizagem e da cultura em que se manifesta;
. Não nega
a influência da cultura nas emoções, na medida em que há regras que controlam a
sua expressão. Porem, existe um património comum ao nível das emoções e da sua
expressão.
|
Perspectiva
Fisiológica
|
.
Defendida por Willians James, que considerava que as emoções resultariam da
consciência das mudanças orgânicas provocadas por determinados
estímulos;
. As
emoções resultam das percepções do estado do corpo, das mudanças orgânicas
provocadas por estímulos.
. O estado
de consciência de emoções como a cólera, a alegria, a raiva, resume-se à
consciência de manifestações fisiológicas
|
Perspectiva
Cognitivista
|
. Afirmam
que os processos cognitivos, como as percepções, recordações e aprendizagens,
são fundamentais para se perceberem as emoções;
. A forma
como representamos uma dada situação, como a avaliamos é que desencadeia ou não
determinada emoção;
|
Perspectiva
Culturalista
|
. As
emoções são processos aprendidos no processo de socialização;
.
Consideram que as emoções são uma construção social, que tem que ser
aprendidas;
. As
diferentes sociedades e culturas definem o tipo de emoções que se podem
manifestar e como as manifestar;
. A sua
forma de expressão varia de cultura para cultura, dependendo assim do espaço e
do tempo;
. Nega a
existência de emoções universais: à diversidade cultural corresponde uma
diversidade de emoções e das respectivas expressões
|
Relação entre razao e emoção, segundo Antonio
Damasio:
. Ao
contrário do que durante muito tempo se pensou, as emoções e os sentimentos não
são um obstáculo ao funcionamento da razão; estão envolvidos nos processos de
decisão, segundo a perspectiva de António Damásio;
. O
investigador chama a atenção para o facto de que se fosse apenas a razão a
participar nos processos de decisão, seria muito complicado tomar uma
decisão;
. A
análise rigorosa de cada uma das hipóteses levaria tanto tempo que a opção
escolhida deixaria de ser oportuna, ou então, perder-nos-íamos nos cálculos das
vantagens e das desvantagens.
. Segundo
o próprio autor, “a emoção bem dirigida parece ser o sistema de apoio sem o qual
o edifício da razão não pode funcionar eficazmente”;
. A tomada
de decisão é suportada por duas vias complementares:
-
Representação das consequências de uma opção disponibilizada pelo raciocínio:
avaliação da situação, levantamento das opções possíveis, comparações lógicas,
etc.;
- A
percepção da situação provoca a activação de experiências emocionais
experimentadas anteriormente em situações semelhantes
. Damásio
remete para o conceito de Marcador somático: mecanismo automático que suporta as
nossas decisões. Permite-nos decidir eficientemente num curto intervalo de
tempo. Actua como um sinal de alarme automático que diz: atenção ao perigo
decorrente da escolha de determinada acção. Este sinal protege-nos de prejuízos
futuros, sem mais hesitações, permitindo-nos escolher uma alternativa entre as
várias. Os marcadores somáticos aumentam provavelmente a precisão e a eficiência
do processo de decisão.
Esta informação foi retirada do seguinte site:
slide retirado do seguinte site:
Dimensoes
biologicas e sociais dos processos mentais:
è
A natureza biologica da
mente
O cerebro e encarado como o nucleo
processador da mente e através do estudo da especializaçao cerebral
concluiu-se que este apresenta um
funcionamento global sistémico.
O funcionamento do cerebro é activo, transformador e totalmente
ligado ao funcionamento da mente, pelo que implica o corpo na totalidade.
è
A natureza sociocultural da mente:
É através das vivencias culturais e sociais
que todas as redes do funcionamento cerebral se formam e transformam conforme o
meio social e a medida que os tempos passam.
è
A natureza biosociocultural da mente:
O modo como nos comportamos, aquilo que
somos e como somos é o resultado das caracteristicas biologicas, da influência
dos contextos e das situaçoes.
A complexidade da mente humana deve-se
portanto às interacçoes das dimensoes biologicas e socioculturais da mesma.
No entanto existem situaçoes especificas em
que e impossivel autonomizar-se as dimensoes biologicas com as socioculturais,
como por exemplo na alimentaçao e na sexualidade.
A
Alimentação:
è
Fisiologia
Como se processa a
fome?
.Descida do nivel de açucar no sangue –> detectado pelo
hipotalamo->.Hipotalamo provoca contracçoes estomacais que desencadeiam
estimulos internos e que nos movem a procurar alimentos.
Depois de
comermos
.Nivel de açucar no sangue sobe->hipotalamo
detecta->sensaçao de saciedade.
è
Aprendizagem
É com as vivencias sociais que conseguimos escolher os
alimentos que ingerimos com base naquilo que nos e agradavel, bem como as horas
a que o fazemos.
Para alem disso a propria cultura permite-nos ter
preferencias individuais por diferentes alimentos, o que se relaciona com o
processo de socializaçao.
Outra evidencia da influencia da aprendizagem em relaçao a
alimentaçao e o facto de nao nos alimentarmos apenas quando temos fome, mas
noutros contextos como por exemplo fazer companhia a alguem.
Conclui-se entao que a alimentaçao humana para alem da
natureza biologica, esta fortemente marcada por factores de ordem social e
psicologica.
Sexualidade:
è
Fisiologia
Sistema endocrino ligado à hipofise e ao hipotalamo.
Cortex cerebral e importante no despertar do impulso sexual
pelos estimulos externos.
Sexualidade tem uma matriz biologica
è
Influencia Cultural
O comportamentoo sexual humano manifesta diferenças na
concretizaçao do impulso sexual ao longo da historia e das diferentes
culturas.
Ex. Homossexualidade,
Adulterio, Poligamia, etc..
Tambem o conceito de iniciativa sexual varia de cultura para
cultura e de tempos para tempos, assim como as respostas sexuais, que variam de
acordo aos diferentes estagios etarios e de pessoa para pessoa.
Mesmo dentro da mesma cultura os comportamentos sexuais
variam entre os diferentes grupos sociais.
A sexualidade mostra bastante complexidade sendo possivel
verificar atraves das emoçoes, dos afectos e ate mesmo das expressoes artisticas
e literarias em torno desta.
Necessidades
e Desejos:
As necessidades e desejos constituem forças impulsionadoras
que dão sentido e dinamismo ao comportamento humano em funcionamento da
mente.
NECESSIDADES:
Têm uma importancia vital , e é portanto para satisfazer as
necessidades que é mobilizado o funcionamente mental, por exemplo da alimentação
como referimos anteriormente.
É também a satisfação das necessidades que leva os seres
humanos a organizarem-se em culturas.
As necessidades são o modo de satisfazer a nossa dimensão
biologica, marcadas pela dimensão socio-cultural.
DESEJOS:
Os desejos consistem numa aspiração a alguma coisa que nos
falta, que ao contrário das necessidades não põem em causa a sobrevivencia, caso
não sejam realizados.
Quando um desejo se realiza, deixa de ser desejos. Estes
fazem parte do plano de vida de cada um, motivando o comportamento, apesar de
termos consciência de que alguns desejos representam uma utopia.
Os desejos estão inteiramente relacionados com a dimensão
psicossocial, visto estarem relacionados com o que sentimos.
DESEJOS E NECESSIDADES NO VIVER HUMANO
Existe uma interpenetração entre desejos e necessidades, o
que torna dificil a sua diferenciação.
Por exemplo o modo como satisfazemos a fome depende de
factores de ordem social e cultural, ou seja, necessidades, mas também dos
desejos e vontades de cada um. O comportamento sexual é afectado pelas
necessidades e desejos.
Freud põe em causa a concepção classica de desejo, como sendo
uma tendencia acompanhada de consciência, ou seja, os desejos têm origem nas
necessidades. É a partir da satisfação de uma necessidade que o desejo se
constitui.
Dá o exemplo de um bebé com fome, que ao receber alimento
satisfaz a necessidade e experiencia prazer.
Encontrei esta informação no seguinte blog: http://abcdapsicologia.blogspot.com/2010/05/dimensao-socio-cultural-da-mente.html, penso que têm um bom conteúdo e que é útil aos alunos de psicologia, principalmente para estudar para o teste :p
Informação retirada do site: