Ficha de trabalho realizada a partir do manual, sobre as redes sociais (28 de Janeiro de 2011)
Ficha sobre os estereótipos realizada por alunos da turma ( 19 de Janeiro de 2011)
Ficha sobre a intimidade realizada pelos alunos da turma (12 de Janeiro de 2011)
Ficha informativa sobre a influência social realizada por alunos da turma (10 de Janeiro de 2011)
Ficha sobre a atracção realizada por alunos da turma (12 de Janeiro de 2011)
Ficha formativa (16 de Fevereiro de 2011)
Esta ficha feita a pares serviu essencialmente para nos prepararmos para o teste de avaliação, de modo a averiguarmos como estavamos a assimilar as matérias e a forma como as conseguiamos expor, foi um exercicio muito importante para o teste nomeadamente as escolhas múltiplas, onde confundimos algumas respostas, mas no final conseguimos tirar todas as dúvidas.
Correcção da ficha formativa de fevereiro
Ficha nº5 do Caderno de Actividades
Escolhi realizar esta ficha sobre a obesidade dado que é problema dos dias de hoje que afecta cada vez mais jovens e crianças e temos que saber como combate-la e qual a sua origem. Considero que é um tema interessante e como já tinha feito um trabalho sobre a clonagem resolvi enveredar por este tema.
As influências genéticas e epigenéticas
Ficha nº5 ( 28 de Fevereiro de 2011)
1- Os textos 1 e 2 apresentam dados que reforçam duas teses sobre a origem da obesidade. No texto 1 está presente uma tese que defende que os factores hereditários e um determinado tipo de genes são a origem da obesidade para grande parte da população. No texto 2 está presente uma tese que defende que os factores sociais são o que estão na origem da obesidade, ou seja, é um produto do meio em que o ser humano vive.
2- Os dados que sustentam a tese expressa em 1, que os factores hereditários e um determinado tipo de genes estão na origem da obesidade, são o estudo de várias investigações que chegaram à conclusão de que existia um gene cujas mutações aumenta o risco de obesidade, como por exemplo o gene PCSK1 que desempenha um papel fundamental na maturação de várias hormonas com o papel-chave, ao nível do cérebro, na ingestão de alimentes, ou seja é este gene o responsável pela obesidade e que faz com que o ser humano tenha uma vontade insaciável de consumir alimentos.
3- O comportamento que afecta positivamente a ter uma alimentação mais equilibrada é a refeição feita em família, ou seja, se os adolescentes fizerem pelo menos uma refeição em família esta fará com que diminuam a probabilidade de se tornarem obesos, pois comem de forma mais moderada, com calma, evitam os excessos e diminuem os efeitos de stress, cabendo também aos pais, ou à família o papel de se encarregarem pelo tipo de alimentos que os adolescentes ingerem. Na minha opinião este comportamento pode ser benéfico para combater a obesidade, mas isso também dependerá dos hábitos alimentares da família em questão, se a família incentivar o adolescente a ingerir alimentos saudáveis de forma moderada e equilibrada fará com que o adolescente corra menos riscos de se tornar obeso, mas se a família for grande adepta de fast-food e ingerir uma grande quantidade de alimentos que em excesso aumento o risco de obesidade não contribui para uma alimentação mais equilibrada, pelo contrário
4- O facto de muitos dos adultos dos dias de hoje terem um reduzida hora de almoço no seu horário de trabalho, ou não disporem de serviços que fornecem uma alimentação saudável fazem com que os indivíduos consumam alimentos de fraca qualidade que contêm uma grande porção de calorias que acabam por não gastar ao longo do dia, fazendo com que estas se armazenem no corpo contribuindo para obesidade. Hábitos de vida sedentários e a falta de exercício físico, bem como a ingestão em excesso de bebidas alcoólicas são outros factores que contribuem para obesidade. Muitos jovens, na sua rede social, são influenciados a consumirem bebidas alcoólicas em excesso, a fumarem e comerem fast-food. Não respeitar horários fixos para as refeições e passar horas sentado em frente ao computador ou TV é algo que faz parte do estilo de vida dos adolescentes e não se importam com o praticar uma actividade física.
Ficha de Trabalho: A Rede Social (20 de Dezembro de 2010)
Ficha: As Relações Precoces (26 de Novembro de 2010)
Correcção da Ficha: As Relações Precoces
Ficha de Leitura: Sistema de Castas na Índia (29 de Outubro de 2010)
O visionamento do documentário acerca das Castas na Índia e a realização desta ficha serviu para percebermos como funciona este sistema de castas, onde as pessoas são "divididas" em grupos segundo os quais se regem e a sociedade se organiza. Percebemos alguns dos valores da cultura hindu e a importância que esta exercece na vida dos seus seguidores. A violação dos direitos humanos, na minha opinião, é um dos principais temas a destacar, pois podemos ver a forma cruel como alguma pessoas são tratadas na Índia.
Ficha Formativa (10 de Outubro de 2010)
Correcção da Ficha formativa de Outubro
Ficha de Trabalho : Genética (22 de Stembro de 2010)
Correcção:
Esta ficha de diagnóstico onde tivemos que desenhar uma árvore onde constassem os nossos talentos e pontos fortes (raízes), os conhecimentos adquiridos (tronco) e o que gostariamos de vir a aprender (folhas) serviu como um exercício de auto-conhecimento, onde eramos postos à prova, ou seja, era um teste para percebermos se nos conhecemos bem, o que temos que melhorar, o que já aprendemos... Achei uma actividade muito interessante e voltaria a repetir, ou a fazer algo semelhante.Também pude concluir que sei bem quem sou, pois nao tive qualquer dificuldade em realizar esta actividade.