quarta-feira, 1 de junho de 2011

A Psicologia

"A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento, os processos mentais e a relação entre eles em todo o domínio em que entram os comportamentos observáveis (correr, andar, falar, etc) assim como os não-observáveis (pensar, emocionar-se, etc)."

O meu interesse pela disciplina

        Dentro de um vasto leque de escolhas resolvi escolher a psicologia pois pensei que fosse uma disciplina interessante que me ajudasse a ver o mundo de outra forma e a crescer como ser humano e aluno, mas a realidade não correspondeu às expectativas, pois a psicologia "mostrou" ser uma disciplina como todas as outras, onde o mais importante são os testes e os trabalhos. Se no inicio do ano me sentia motivada por ir para as aulas, essa motivação durou pouco tempo. 
A minha relação com a professora é boa, bem como com os meus colegas.
Penso que tenho correspondido às expctativas da professora e tenho tido um bom desempenho na disciplina.

Relativamente à disciplina, a matéria que gostei mais, talvez fosse as relações precoces, embora tenha tido a mesma apreciação para todas.
Não penso futuramente seguir esta área, mas julgo que na universidade vou ter um cadeira de psicologia, visto que o curso que pretendo seguir é fisioterapia.


2 comentários:

  1. Menina
    Não foi fácil encontrar a sua apreciação... mas cá cheguei.


    "pensei que fosse uma disciplina interessante que me ajudasse a ver o mundo de outra forma e a crescer como ser humano e aluno, mas a realidade não correspondeu às expectativas, pois a psicologia "mostrou" ser uma disciplina como todas as outras, onde o mais importante são os testes e os trabalhos".

    Compreendo que a disciplina possa não ter correspondido às expectativas... tudo depende das mesmas...

    quanto ao facto do mais importante ser os testes... não é verdade (fizemos 1 no 3º período, e 1 no 2ª período)

    é pena que não tenha gostado do trabalho de Projecto que nos moveu mais de um mês... não vi praticamente nada sobre isso...

    quanto às opções que realizou... bem não gostei nada do vídeo das "emoções" que considera "bem montado"...

    mas de um modo geral faz um bom "apanhado" da matéria... pena que não haja uma posição e acompanhamento pessoal sobre as matérias neste "Portefólio"...
    possivelmente estará aí alguma "falha"... cada um terá que fazer esse esforço pessoal e insubstituível...

    tentei fazer a minha parte, de um modo honesto e com muito trabalho...
    trabalhámos "filmes", fizemos exposições, assistimos a palestras... apresentaram trabalhos... procurei que os alunos participassem e correspondessem (todos os alunos de outra turma apresentaram os últimos trabalhos com as novas ferramentas web, na vossa não tive um único)

    quando o empenho é de todos pode-se sempre superar o realizado...

    ResponderEliminar
  2. (cont.)

    pena ainda, que a Psicologia não tenha contribuído para o seu desenvolvimento como pessoa e como aluna,

    pena também que não tenha investido nesta recta final, como no início...

    mas não vivemos num mundo ideal, vivemos num mundo possível, com pessoas e contextos reais...

    mas para além do bem e do mal das nossas valorações ... a nossa evolução como seres humanos mais conscientes, atentos e empenhados... é tarefa que caberá a cada um realizar a partir da disponibilidade que conseguir construir... e essa liberdade e autonomia ninguém no-la tira... bem como a responsabilidade.

    todos temos a liberdade para exprimir os nossos desalentos, e nem sempre o nosso trabalho é objecto de consideração... mas daí a não contribuir para o nosso percurso... não dependerá só do caminho ou das venturas e desventuras existentes nele... não acha?

    ResponderEliminar