Contextos de existência dos indivíduos
A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano defende o desenvolvimento como um processo que decorre ao longo do tempo, a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus contextos, e cujas interacções provocam alterações mútuas: o meio transforma o indivíduo que por ao actuar no meio, também o transforma.
A perspectiva ecológica de brufenbrenner privilegia a participação de seres humanos enquanto seres biopsicológicos em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano.
São diferentes e múltiplos os contextos em que o individuo se encontra integrado. Os contextos são sistemas inter-relacionados em que cada um destes sistemas está contido em sistemas mais abrangentes.
Os diferentes contextos da vida dos seres humanos podem ser vistos constituindo sistemas com características diferentes: o microssistema, o mesossistema, o macrossistema, o exossistema e o cronossistema
Microssistema
Um microssistema é um padrão de actividades, papéis, e relações interpessoais vividas pela pessoa em desenvolvimento num setting determinado com características físicas e materiais particulares.
Setting no qual um indivíduo vive: Família, pares, escola, vizinhança;
Definido a partir das interacções directas com agentes sociais;
O sujeito não é passivo – participa na construção e definição dos microssistemas
É neste contexto que se desenrola parte importante do processo de socialização, em que se aprende o que é fundamental para viver numa dada sociedade . As relações que estabelecem com os outros no microssistema têm uma grande influencia sobre as atitudes, a concepção do mundo e os comportamentos daqueles que nele participam.
Mesossistema
Um mesossistema compreende as inter‐relações entre dois ou mais settings,. nos quais a pessoa em desenvolvimento participa activamente;
(Ex. : Na criança podem ser as relações entre a casa, a escola e o grupo de amigos de vizinhança; para um adulto, as relações entre a família, o trabalho e a vida social…)
Para cada pessoa, porque participa em vários contextos do microssistema, configuram-se vários mesossistemas.
Exossistema
Um exossistema refere‐se a um ou mais settings que não envolvem a pessoa em desenvolvimento enquanto participante activo, mas nos quais ocorrem eventos que afectam ou são afectados pelo que acontece no setting que contém a pessoa em desenvolvimento;
(O trabalho do pai ou da mãe da criança, o círculo de amigos dos pais, o Conselho Directivo da Escola, o sistema de transportes…).
Macrossistema
O macrossistema refere‐se a consistências e regularidades (o sistema), na forma e conteúdo, que afectam os sistemas de nível inferior (micro‐, meso‐ ou exo‐). (Constituído pelos valores, normas, costumes, recursos, padrões culturais, instituições políticas e sociais…).
Cronossistema
O Cronossistema: remete para os padrões de acontecimentos ambientais e as transições ecológicas no decurso da vida; para os efeitos criados pela passagem do tempo ou períodos críticos do desenvolvimento.
Conceitos básicos
Sujeito
– É encarado não como uma tábua rasa, moldada por acção do meio, mas como um sujeito dinâmico que interage com o ambiente.
Interacção
– Caracterizada pela reciprocidade, interacção mútua.
Ambiente
– Não se limita ao contexto imediato, mas engloba inter‐relações entre vários contextos
Resiliência
Capacidade de encontrar, na interacção entre as características e os contextos, trajectórias de desenvolvimento positivas e adaptativas, mesmo em condições adversas de privação e risco
Fonte: powerpoint apresentado na aula pela prof. Maria João Mendes